Ilustração Patrimônio Mundial da UNESCO na Tailândia: Chiang Mai e o legado do Reino Lanna

Publicado em 23/12/25 16:12 por Poli Przybyszewski

Patrimônio Mundial da UNESCO na Tailândia: Chiang Mai e o legado do Reino Lanna

Há poucos dias, o jornal The Nation Thailand, jornal Tailândes muito respeitado por aqui, publicou uma matéria com atualizações sobre o processo de candidatura de Chiang Mai a Patrimônio Mundial da UNESCO. Segundo a publicação, foi definido o prazo final de 30 de janeiro de 2026 para o envio do dossiê completo para análise.

Chiang Mai foi fundada em 1296, pelo rei Mangrai, para ser o centro político, econômico, social e cultural do Reino Lanna, uma confederação dos povos Tai no norte do Sudeste Asiático. A escolha não foi aleatória: estamos uma região estratégica do interior, a cidade nasceu como capital de um território unificado por meio de alianças diplomáticas, expansão territorial e integração cultural.

A cidade foi pensada desde o início para proteger o poder real. A Old Town, esse quadrado marcado na foto abaixo, tirada pelo fotógrafo Chentee, nasceu em 1926 como uma fortaleza: um grande quadrado murado, cercado por um rio. Isso dificultava invasões e até a passagem de animais grandes, como elefantes. Com o tempo, esse desenho urbano se misturou à tradição budista e à história do Reino Lanna, o que ajuda a entender a importância de Chiang Mai até hoje.

Chiang Mai vista de cima. Cr.pic. Chenteephoto[ASIA Records]

Considerando essa relevância, o time do Ministry of Natural Resources and Environment tem estudado e reunido documentos para enviar este relatório à UNESCO, que avaliará a inclusão de Chiang Mai como Patrimônio Mundial. A elaboração do dossiê reafirma o valor universal de Chiang Mai para a história da Tailândia e do mundo.

A relevância histórica, religiosa e arquitetônica é apresentada sob o título “Chiang Mai, Capital do Reino Lanna”. A área indicada soma aproximadamente reúne pontos históricos de Chiang Mai, incluindo as muralhas da Old City e os templos Wat Chiang Man, Wat Chedi Luang, Wat Phra Singh, Wat Buppharam, Wat Umong e Wat Phra That Doi Suthep.

"Estátua

Wat Chedi Luang

A Tailândia possui mais seis patrimônios espalhados pelo país já reconhecidos pela UNESCO, e todos eles são geridos por órgãos estatais e têm entrada controlada. No caso de Chiang Mai, a lista de locais incluídos na proposta faz parte da comunidade local e é utilizada diariamente pela população local e por turistas. Isso torna Chiang Mai o primeiro local tombado pela UNESCO que continuará inserido na comunidade local.  A ideia é que a cidade mantenha sua política de conservação, que já é rígida e seguida rigorosamente pelos comitês locais de história e também pela população.

Wat Phra That Doi Suthep.

O título implica práticas mais rigorosas e haverá processos mais burocráticos para proteger a integridade física dos patrimônios, mas nada que impeça ou mude a dinâmica atual de visitas. Um dos pontos mais relevantes é que se tornar patrimônio trará mais investimentos em restauração, pesquisa histórica, educação patrimonial e infraestrutura urbana, o que é positivo para todos.

Se você achava que Chiang Mai era apenas uma cidade de passagem para o seu tour de Chiang Rai, está totalmente enganado. Chiang Mai é a maior cidade do norte do país e a segunda maior da Tailândia. Aqui, cultura, história, templos, tradições centenárias, vida selvagem e modernidade caminham lado a lado.

O tour que você pode incluir no seu roteiro e que passa por alguns dos templos que estão na lista da UNESCO é o Chiang Mai Templos, um tour que começa às 7h30 e finaliza entre 14h e 14h30, no qual você visita quatro templos que fundamentam a história do norte da Tailândia, antes mesmo da formação do país. Você conhecerá mais sobre dinastias, histórias curiosas, budismo e mitologia, em um contexto que só um país que não foi colonizado consegue oferecer.

Te esperamos em Chiang Mai!

Khob khun ka ขอบคุณค่ะ

Fontes: Unesco; Britannia; Amazing Thailand, The Nation Thailand

Publicado em 23/12/25 16:12 por Poli Przybyszewski

Por que escolher a Experiência Tailândia

  • Guias que falam português

    Viaje com quem entende a sua língua e a cultura local. Nossa equipe tailandesa e parceiros selecionados oferecem um atendimento próximo, atencioso e sempre no seu idioma — português, inglês ou espanhol.

  • Pacotes completos personalizados

    Cuidamos de tudo: desde passeios exclusivos até traslados, hotéis, ingressos e suporte durante a viagem. Tudo para você relaxar e aproveitar o melhor da Tailândia e do Sudeste Asiático, com segurança e conforto.

  • Mais de 10 anos de experiência

    Já realizamos o sonho de centenas de viajantes. Com profundo conhecimento da cultura, dos destinos e das necessidades de quem vem de fora, garantimos uma experiência única, autêntica e inesquecível.