
Publicado em 25/10/25 23:10 por Poli Przybyszewski
Turistas são aconselhados a usarem roupas pretas na Tailândia durante o luto pela Rainha-Mãe Sirikit
Hoje, 25 de outubro, a Tailândia amanheceu em silêncio.
O Palácio Real anunciou o falecimento na noite de sexta-feira, dia 24 de outubro de 2025, de Sua Majestade a Rainha-Mãe Sirikit, aos 93 anos.
Para quem não conhece a história, a Rainha foi esposa do Rei Bhumibol Adulyadej, o Rama IX, o monarca que reinou por sete décadas e se tornou um símbolo de amor e união para o povo tailandês. Ao lado dele, a Sua Majestade Rainha-Mãe Sirikit dedicou a vida a causas sociais, ajudando comunidades rurais, promovendo o artesanato tradicional e apoiando projetos de desenvolvimento em todo o país. Aqui, ela é lembrada com carinho como a “Mãe da Nação”.
O governo tailandês decretou um ano de luto oficial para os funcionários públicos e pediu que toda a população respeite um período de 90 dias. Durante esse tempo, será normal as bandeiras estarem a meio mastro, os templos mais silenciosos e muita gente usando roupas pretas ou escuras. É uma forma simples e muito significativa de mostrar respeito, e vale também para todos os turistas que estiverem aqui neste período.
O turismo continua funcionando, e você pode manter seu roteiro normalmente, apenas com um pouco mais de sensibilidade na vestimenta. O Grand Palace, residência da família real em Bangkok ficará fechado até o dia 9 de novembro. Em outras regiões, as atrações e templos permanecem abertos, e o clima tende a ser mais sereno e respeitoso.
Eventos privados não foram cancelados, mas o governo pediu que todos mantenham o tom adequado ao luto. Na prática, bares e casas de show devem reduzir o volume das músicas e encerrar as atividades um pouco mais cedo. Demonstrações de alegria excessiva em público também não são recomendadas.
O Festival das Lanternas, em Chiang Mai, está confirmado e deve acontecer conforme o previsto. Apenas os shows de música ao vivo podem passar por pequenos ajustes, mas a cerimônia principal, o lançamento das lanternas, será mantida.
Quem vive aqui sabe o quanto o povo tailandês é ligado à sua monarquia. O respeito pela Rainha Sirikit e pelo Rei Bhumibol vai além da admiração: faz parte da identidade do país.
Descanse em paz, Sua Majestade Rainha-Mãe Sirikit.
Publicado em 25/10/25 23:10 por Poli Przybyszewski
Por que escolher a Experiência Tailândia
Guias que falam português
Viaje com quem entende a sua língua e a cultura local. Nossa equipe tailandesa e parceiros selecionados oferecem um atendimento próximo, atencioso e sempre no seu idioma — português, inglês ou espanhol.
Pacotes completos personalizados
Cuidamos de tudo: desde passeios exclusivos até traslados, hotéis, ingressos e suporte durante a viagem. Tudo para você relaxar e aproveitar o melhor da Tailândia e do Sudeste Asiático, com segurança e conforto.
Mais de 10 anos de experiência
Já realizamos o sonho de centenas de viajantes. Com profundo conhecimento da cultura, dos destinos e das necessidades de quem vem de fora, garantimos uma experiência única, autêntica e inesquecível.
